Bloco de Medicina
Av. Cap. Ene Garcês, n° 2413 - Aeroporto, Boa Vista - RR
Nosso WhatsApp
(95) 99170-4304
Av. Cap. Ene Garcês, n° 2413 - Aeroporto, Boa Vista - RR
(95) 99170-4304
A turma XXVI começou sua aventura no curso de medicina da UFRR em março de 2019 e pretende terminar o curso no final de 2024.
É uma classe composta por aproximadamente 68 alunos, de todas as regiões do Brasil. A principal característica da turma é o respeito ao próximo. A boa convivência entre pessoas de diferentes idades, religiões, raças, gêneros e orientações sexuais é marcante entre alunos.
O começo foi momento de muita alegria para uns e dificuldades para outros. Poder ingressar numa faculdade federal de medicina é para poucos e isso despertou grande empolgação na maior parte dos alunos. Por outro lado, alguns acadêmicos sentiram o peso da distância da família, o calor da cidade e a mudança brusca de vida.
Além disso, o método PBL foi alvo de desconfiança e críticas por boa parte da turma. A não adesão plena ao método por parte de alguns tutores trouxe insegurança e desconfiança em relação ao processo de aprendizado.
No entanto, com o passar do tempo e experiência com bons tutores, muitos puderam se adaptar ao método e tornar o curso mais produtivo e a desconfiança em relação ao PBL vai diminuindo cada vez mais.
Os principais pontos positivos da turma XXVI são a dedicação ao estudo, bom nível intelectual dos alunos (o que faz cada um ter que se dedicar a cada dia mais e mais) e o a luta constante por melhorias no curso em busca de criar um legado para a turma e também para as futuras gerações de acadêmicos de medicina da UFRR.
Os pontos negativos não são muitos, mas existem como em qualquer outro meio social. Nesse contexto, apesar do grande respeito entre os alunos, a interação entre os discentes fora da universidade poderia ser melhor. Faltam mais encontros para momentos de diversão e aperfeiçoamento das relações de amizade. Seja um churrasco, ida a pizzaria, cinema, passeios em grupo.
Talvez, o fato de muitos já terem seus “ciclos de amizade” formados dentro da cidade de Boa Vista tenha dificultado essa interação, mas ainda há tempo para melhorar.
Em suma, a turma XXVI é como qualquer outra que esteja cursando medicina. Com preocupação intensa com os estudos, conferências, tutoriais, provas. Que reclama, fica com raiva de alguns docentes, mas que vive intensamente esse curso apaixonante.
Saulo Pagliares – Turma XXVI
CNPJ: 46.977.080/0001-30 – Núcleo Acadêmico de Medicina
Sabemos da necessidade de um microondas a disposição dos acadêmicos para alimentação nas dependências da universidade.